segunda-feira, 9 de agosto de 2010

A polêmica da camera com asas.

O dia ensolarado de hoje me fez pensar numa polêmica, que tem ganhado terreno em programas de TV, jornais, revistas e outros veículos... O Twitcam. Para quem não conhece, é um site que tem uma ideia muito nobre: promover transmissões gratuitas de áudio e vídeo, também conhecido por Videocast, visualizadas por qualquer indivíduo na rede. O site se baseia na intercomunicação com a rede dos pássaros azuis, para divulgação da transmissão, e participação dos (novamente me questiono qual seria a palavra correta...twitcamespectadores?) visualizadores.
O site representa uma ferramenta ímpar no que se refere á informação. É, sem dúvidas, uma ilustre ferramenta de comunicação. Entretanto, como todas as ferramentas de comunicação, apresenta certos perigos quando utilizada de maneira, para ser eufemista, peculiar. Sim, é terrível pensar que indivíduos, no auge de seus hormônios e de seus desejos de exibição pública, e quem sabe de possível fama, expõem-se de maneira absurda no Twitcam. É contra a lei. Entretanto, esse incidente que se desenrolou essa semana foi apenas a ponta de um iceberg imenso.
Desde que a webcam se enveredou pelos programas e sites de comunicação, as pessoas com certa tendência exacerbada ao sexo se exibem. Esse problema não surgiu hoje, ou essa semana. Acontece o tempo todo. Um exemplo dessa depravação, é o site "chatroulette". Onde o usuário participa de uma conversa com vídeo, ou videoconferências, com pessoas escolhidas aleatoriamente. Neste recinto de promiscuidade, só se vê situações semelhantes à ocorrida entre o casal do twitcam. Sem citar ainda as degladiações que ocorrem nos comunicadores pessoais, como o MSN, por exemplo.
Lembro de ter lido, em um grande jornal, no inverno do ano passado, uma matéria que já abordava o tema da exposição dos jovens para a webcam. Então, a muito tempo essa sombra paira sobre a internet.
A grande questão é sobre os meios de comunicação. Eles sempre se desenvolveram, sempre se ampliaram. Evoluiram de maneira espantosa, se tornando acessíveis a qualquer ser humano com um pingo de capacidade cerebral. Por um lado, isso é excelente, todos podem divulgar suas ideias e compartilhar seus pensamentos, causa muito nobre! Entretanto, por outro, nem todos têm pensamentos. Dessa forma, o mecanismo que seria o auge, o maior sucesso possível, diante dos anos de luta pela expressão livre de idéias, no caso de uma transmissão pública, ou no encurtamento de distâncias, no caso de uma particular, se torna, impiedosamente, seu maior fardo.
É triste, mas, enquanto houverem meios de comunicação, haverão pessoas que não saberão utiliza-los.

2 comentários:

Anônimo disse...

É, concordo que há muita gente que não sabe como lidar com todas as ferramentas de comunicação que estão disponíveis hoje em dia.

Texto bem escrito!

Lucas M. disse...

Temos que saber usar a comunicação... :)para que esta nos beneficie...

Bom blog, seguindo vc... veja o meu:
http://semomitirorealcotidiano.blogspot.com/
Abraços.