domingo, 13 de junho de 2010

Sobre Vlogs, essa iguaria...

Primeiramente gostaria de esclarecer que esse texo esteve muito tempo pronto, entretanto não o publiquei por motivos de forças ocultas, que muito assombram a produtividade deste autor, forças essas que muitos teóricos chamam de preguiça, entretanto eu prefiro continuar chamando de forças ocultas.
Vamos ao que interessa:

VídeoLogs.

D
e uns tempos pra cá, nós navegantes assíduos do mar de elétrons infinitos que inexiste fisicamente, ou da internet, notamos o engrandecimento de um certo tipo de vídeo muito peculiar no site que é responsável por 98,7% das vizualisações de vídeos na rede, o YouTube. Espero que essa fama toda tenha sido notada por todos, para ter mais tranquilidade quanto ao meu estado de lucidez. Enfim, trata-se de um certo tipo de vídeo muito simples, sem muita ação, ou movimento e sem muitos participantes. E mesmo assim, com muitos sem nada, atraem a atenção de milhares de... (momento para uma reflexão: na televisão, somos telespectadores; rádio, ouvintes; indago: no YouTube? Se me peritirem: youtubespectadores)
A estrutura do tão enaltecido vídeo é composta, basicamente, por um indivíduo, muitas vezes solitário, que divaga, chora, desabafa, noticia, esclarece... enfim, fala sobre temas diversos. Essa ação tem duração indeterminada, pode ser curta e grossa, ou longa e profunda (Semelhanças são mera coincidência). São muitas vezes permeadas de um um humor sarcástico de boa ou péssima qualidade, entretanto ressalta-se: esses vídeos não tem como objetivo serem engraçados, se o são, é pura obra do 'acaso' (Apelido carinhoso para o autor).
A temática varia de maneira peculiar. Abrange desde ocasiões fúteis, como celebridades, emos, "vida de garoto" e afins, até assuntos de cunho filosófico, político ou social, como a própria existência, religiosidade, sistemas públicos e relações entre individuos (entenda como quiser). A abordagem do tema se da de maneira extremamente informal, mesmo que em muitos exista a tentativa de parecer científico. Não existe uma busca de esclarecimento necessária, muitas vezes os temas são apenas apresentados e avaliados, não haavendo nenhuma proposição ou idéia que gere uma superação. A idéia geral é apresentar o ponto de vista do autor, sendo ele uma criança, um nerd, um louco, um desempregado, um universitário, um emo, enfim, uma pessoa comum (ou não).
O crescimento desse modo de mídia se deu, no Brasil, graças a autores que se tornaram muito vistos de maneira sucinta. Pode-se citar o exemplo de PC Siqueira, autor do vlog: "Mas poxa vida". Vlog que em menos de 5 meses deteve mais de 10 milhões de visualizações. Ficando assim entre os vídeos mais vistos no YouTube, o que promove sua divulgação nas páginas iniciais do site, aumentando ainda mais sua popularidade. Existem hoje inumeras iniciativas de vlogueiros anônimos, perdidas pelo tubo, imersas no esquecimento, desinteresse, ou na idéia triste de que todas são tentativas de copiar o vlogueiro PC Siqueira. Muitas delas são muito boas, e possuem certo reconhecimento, como o "Desce a Letra", o "Vagazóides" e o "Denis lee".
Avaliando toda essa análise, me pergunto: "O que motiva milhares de pessoas assitirem a vídeos como esses?" Entendo que a resposta, na realidade, é conhecida por você. Sim, você, com toda sua excelência, analogamente ao parar aqui para ler um texto, ou em algum fotolog para avaliar uma foto, possui o mesmo motivo do youtubespectador que assiste aos vlogs. Simplificando: da mesma maneira que me pergunto: "por que alguem pára para ver esses video logs?", lhe pergunto: "por que alguem para para ler esses blogs?" ou "para ver esses fotologs?". Ou até mesmo: "Por quê alguem pára para ler expressões sucintas que teriam por objetivo narrar os acontecimentos rotineiros, mas acabam sendo utilizadas para promover desde sacanagens até futilidades, em poucos caracteres?"(Twitter) .
Responda por si amigo! Entendo que é muito interessante avaliar pontos de vista diversos, daí a popularidade dos "logs", de todos eles. Cada um com sua característica específica, nos apresenta visões inusitadas, de temas que estamos sempre em contato, inerentes muitas vezes a crenças malucas, o que os torna engraçados e muitas vezes interessantes. É preciso entretanto ter cuidado, não aceitar esses meios de comunicação como verdade absoluta, ou meio de vida. Muitos vlogueiros defendem a idéia da crítica, de questionar-se sobre o que nos é apresentado. Essa é uma característica fundamental para qualquer ser humano que não tem pretenções de ser parte de um show de fantoches. É por isso que esses "logs" crescem, e sempre vão crescer, por todos os meios que lhes forem apresentados.
Esse é o grande diferencial da internet.

Ruy Barros .

Como sou muito dedicado a você meu leitor, criei um "post" de videolog sobre esse texto e o publiquei no youtube. Assista-o abaixo e comente, qual a sua resposta para : "Por que as pessoas assistem/lêem aos 'logs'?" . Obrigado e até a próxima!