quinta-feira, 22 de abril de 2010

Reconsiderações

Eu sei que disse que voltaria a postar e não postei... todos sabemos, todos vimos... hehehe
Acontece que no momento da elaboração do post anterior, eu estava entrando no meio acadêmico de todos nós... Achava sinceramente que teria tempo livre a granel, o suficiente para atualizar, pelo menos, uma vez por semana esse veículo de comunicação e de expressão de idéias tão amigável.
Agora, dois meses depois do início das aulas na Faculdade de Direito da Universidade Federal do Paraná, tenho que lhes confessar que a vida acadêmica não é a simplicidade que eu tanto almejava, por alguns aspectos importantes:
Em primeiro lugar a auto-sustentação, infelizmente as coisas em Curitiba - me refiro aqui a alimentos apenas, qualquer tipo de luxo é obsoleto! (Mentira) - não são gratuitas, o almoço é quase, o Restaurante Universitário custa simbólicos Hum real e treinte centavos... Mas, o que espero que entendam é que, existem muito mais necessidades do que um almoço... logo, demandamos de muito mais dinheiro por dia... logo, me envolvi em atividades empregatícias para manter um nivel de sobrevivência aceitável. (Acreditem, não há luxo)
Em segundo lugar, ressalto que a UFPR investe nas matérias propedêuticas - Se você não gosta de direito, ou não pretende fazer esse curso pule este parágrafo. - imensa parte do primeiro ano do curso, dessa forma, nós calouros, que nos empenhamos habilmente para entrar na faculdade, temos que nos dedicar com demasia para dar conta de todas as exigências de nossos professores ilustres... (Nesse exato momento estou deixando de lado Adorno e Jon Elster...)
Em um terceiro ponto quero ressalvar que o tempo livre, que necessita de um certo esforço para que exista, é bem aproveitado nas mesas de bares baratos, para manter a integridade mental dos estudantes.
Existe ainda um quarto aspecto que julgo de demasiada importância e ainda pretendo dedicar um post inteiro. O Pebas, arte milenar que ocupa os intervalos das aulas, quando não elas... Vou me reter por aqui para nao desgastar este tema tão cedo.
Como podem ver, meu tempo é escasso. Faço grande esforço para manter a continuidade desta inciativa. Mas, não depende unicamente de mim, ou não... Seja o que for, peço que nao parem de acompanhar! Até uma próxima oportunidade!

Ruy Barros